Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados; perdoai, e vos será perdoado. Dai, e vos será dado; será derramada no vosso regaço uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, pois com a medida com que medirdes sereis medidos também... Mestre Jesus Cristo.

Seguidores dos Pretos Velhos

terça-feira, 11 de junho de 2013

Por que Umbanda?



Por que Umbanda?

Porque é simples, muito simples, e também profunda, muito profunda.

Sua grande profundidade permite, a aqueles que têm a capacidade de mergulhar no seu interior, extrair dela o conhecimento, a sabedoria, a humildade, o amor e a simplicidade das entidades de luz que nos ensinam o caminho por onde devemos transitar.

E para aqueles que não estão capacitados ou estão chegando agora, lobrigar esse caminho de luz que conduz à eterna Aumbhandan, a do conhecimento supremo.

Esta Umbanda pela que caminhamos juntos um grupo de camaradas unidos por um mesmo sentimento, o do aperfeiçoarmos e dessa maneira ser cada vez um pouquinho melhores.

Porque esta Umbanda é simples, profunda e está em constante movimento sem, por esse motivo, ser caótica.

Está aberta ao conhecimento e este, inevitavelmente, gera movimento. As coisas não são porque são, mas como as vemos, como as sentimos, produto de diálogos abertos, de estudos profundos, de revelações. Esse movimento não gera o caos, pelo contrário, uma força vital que harmoniza e dá coerência ao conhecimento.

Porque não tem dogmas nem está estruturada.

Existem só as hierarquias indispensáveis e elas são o produto do consenso. E o consenso gera-se no conhecimento e nas atitudes. Não existe pirâmide de poder, nem autoridades várias a quem obedecer cegamente. Nesta Umbanda está quem quer e sente que dessa maneira caminha em direção a um degrau mais elevado do seu andar espiritual.

Em lugar de dogmas mais ou menos duvidosos, leis simples, que conhecemos pela pratica da humildade, da caridade, do serviço; a outra face do orgulho, a vaidade e o egoísmo.

Em lugar de dogmas, os ensinamentos que as entidades fazem-nos chegar cada vez que baixam no terreiro, na fala pausada dos Pais Velhos, na alegria das Crianças e na força moral dos Caboclos; entidades de luz, grandes magos e sacerdotes cuja perfeição é o resultado do andar milenar pelo caminho da espiritualidade.

Porque não está cristalizada nem é amorfa.

Onde ninguém adjudica-se a perfeição, nem tem falta de consideração para com os outros, porque todos estamos em caminho a Deus, cada qual no seu estágio, procurando evoluir, tratando de distinguir com claridade o bom do ruim, sem colocar nos outros nossos próprios problemas.

Porque não é pros elitista, não está à caça de seguidores nem promete coisas.

Não busca adeptos nem seguidores, trabalha com humildade e em silencio. Sabendo que chegará a todos aqueles que estão em condições de escutar.

Não pensamos que seja o único caminho para buscar a Deus e também não partimos da certeza de que seja o melhor; embora, é onde melhor sentimo-nos.

Carregamos a nossa pequena parte da verdade e fazemos o possível por melhorar todos os dias, para avançar no caminho da espiritualidade.

Estão nesta Umbanda, nossa Umbanda, minha Umbanda, os que sentem a verdadeira necessidade de estar nela e quase sempre têm percorrido muitos caminhos e atalhos antes de chegar a Ela.

Por que Umbanda?

Porque aos que se aproximam dela não se os olha para saber qual é a sua cor.

Nem se lhes pergunta se são ricos ou são pobres, se são cultos o se são analfabetos.

Tampouco a que religião pertencem ou se não tem nenhuma.

O único que interessa é saber se sofrem, porque o sofrimento não reconhece cor, religião nem estado social.

Porque Umbanda é fraternidade, é caridade...

Porque as entidades de luz que se apresentam baixo a roupagem de Crianças, Caboclos, Pais Velhos e Exús sendo tão elevados espiritualmente, falam-nos simples e em forma acessível para que todos possam entender e nunca deixam de aclarar dúvidas nossas, nem de ajudar-nos em todo o que necessitamos, procurando, de acordo a nossos merecimentos, fazer-nos alcançar nossos desejos ou necessidades.

E fazer-nos entender que nosso caminho povoado de sofrimentos só será completado quando através do amor, a caridade e a fraternidade despojemo-nos do orgulho, a vaidade e o egoísmo, que são a marca registrada do nosso mundo e que nos impedem alcançar um lugar mais próximo a Deus.

Por que Umbanda?

Boa pergunta.

Existem infinidade de respostas.

Mas cada um deve buscá-las no mais profundo do seu ser, através da razão e dos sentimentos.


Por Kayêletá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...